Foto: TCM / Divulgação

Cerca de 550 famílias da zona rural do município de Boquira, localizado na região da Bacia do Paramirim, receberam cisternas de polietileno para captação de água da chuva. Inicialmente, a meta era atender a 975 famílias, mas esse número chegou a 1.441, de acordo com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). A dona de casa Tereza Lima, moradora da comunidade de Baixinha, em Boquira, comemora a chegada dos reservatórios. “Os tempos em que não tinha uma gota sequer de água para beber estão acabando”, diz.
Os moradores das zonas rurais de Macaúbas, Caetité e Riacho de Santana também estão esperançosos com a chegada das cisternas. Já chegaram 450 cisternas em Macaúbas, 170 em Caetité e 120 em Riacho de Santana. A meta a ser atingida nesses três municípios é de 3.389 cisternas, segundo a Codevasf. Para isso, já foram capacitados cerca de 2.000 representantes de famílias no curso de Gestão das Águas e, em breve, as cisternas serão instaladas nas localidades.
O Água para Todos é coordenado pelo Ministério da Integração Nacional e integra o Plano Brasil Sem Miséria, lançado pela presidenta Dilma Rousseff em Arapiraca (AL) em julho de 2011 para erradicar a pobreza extrema.

Anúncios