No período de 15 de outubro a 24 de novembro, o Instituto Federal Baiano (IF Baiano Campus Bom Jesus da Lapa) está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2014 para ingresso de novos estudantes. São 120 vagas ofertadas para os cursos técnicos de informática e agricultura na modalidade subsequente. As inscrições podem ser feitas apenas pela internet através do site do Instituto. Valor da taxa é de R$ 10,00.

Para participar do concurso, os interessados devem ter concluído o ensino médio e preencher formulário de inscrição disponível na página do Instituto. Além disso, no ato da inscrição, o candidato deve indicar o curso de sua preferência e se deseja concorrer a uma das vagas através do sistema de cotas para estudantes provenientes de escolas públicas, cotas para candidatos com necessidades educacionais especiais ou ampla concorrência.

Isenção

Para solicitar isenção da taxa de inscrição, os interessados têm o prazo de 15 a 31 de outubro para enviar pedido. Os candidatos devem ter cursado todo o Ensino Médio na Rede Pública ou  ter sido beneficiados por programas de bolsa integral na rede particular de ensino em todo o Ensino Médio. As solicitações podem ser feitas através de preenchimento e emissão de formulário, disponível na página do Processo, ou pessoalmente, no campus para o qual o candidato efetuar inscrição. Declaração ou documentação comprobatória de conclusão do ensino médio na rede pública ou por meio de bolsa integral na rede provada também devem ser entregues no ato da solicitação de isenção.

Provas

Para ingressar em um dos cursos, os candidatos inscritos farão provas objetivas de múltipla escolha nas áreas Linguagens (Língua Portuguesa e Redação), Ciências Humanas (Filosofia, Geografia, História e Sociologia), Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química) e Matemática, no dia 8 de dezembro, domingo, às 13h na cidade do campus onde pretende estudar.

Assistência

Para os estudantes que residem estão em condição de vulnerabilidade socioeconômica, o Instituto Federal Baiano, oferta o Programa de Assistência e Inclusão Social do Estudante (PAISE). O Programa dispõe dos auxílios alimentação, transporte, moradia, cópia e impressão, material acadêmico, uniforme e creche visando a permanência e o bom desempenho do estudante durante o período escolar.

Anúncios