A Associação da Escola Família Agrícola de Boquira será contemplada com 31 kits de apicultura da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Esses kits são compostos, cada um, por dez colmeias, dez suportes, dez quilos de cera, duas vestimentas apícolas completas, um garfo desoperculador, um fumigador, um formão e uma carretilha.
O material está sendo doado na região do Médio São Francisco baiano, na área de atuação da 2ª Superintendência Regional da Codevasf, sediada em Bom Jesus da Lapa (BA), onde foram autorizadas mais doações de outros 238 kits, representando um investimento de aproximadamente R$ 750 mil reais. Os recursos, segundo a companhia, fazem parte do eixo de inclusão produtiva do Plano Brasil Sem Miséria e são oriundos da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional.
“Cada doação dessas é muito importante porque visa a redução da pobreza extrema e ajuda a reverter essa situação. As famílias beneficiadas vivem em uma região que sofre muito com os efeitos da estiagem e são muito necessitadas. O que for produzido por essas famílias servirá tanto para reforçar a alimentação quanto a renda delas, com a comercialização”, diz Lourival Gusmão, superintendente regional da Codevasf em Bom Jesus da Lapa.

Além da doação dos kits apícolas a famílias com renda per capita familiar de até R$ 70 mensais, a Codevasf irá proporcionar capacitações em temas relacionados à apicultura e acompanhamento da ação visando o sucesso e o desenvolvimento da atividade. O objetivo é potencializar os resultados, utilizando de estratégias diferenciadas de apoio para o meio rural buscando a estruturação da cadeia, o incentivo ao associativismo e a inserção de novos agricultores familiares na atividade, promovendo o aumento da produção no campo e a geração de renda.

Anúncios